Receitas

Menu Monarquia (Cassio)

Fuga de João e Carlota ao Novo Mundo
Rodelas de batata servidas com frango defumado e palmito

Ingredientes:
200g Frango defumado
5 Palmitos
2 Batatas grandes
Cebolinha para decorar

Molho:
1 copo de Leite
1 colher de Manteiga
1 colher de Farinha
2 cebolas tipo chalota

Modo de preparo:
Lavar e picar o palmito, picar o frango. Derreter a manteiga e fritar as cebolas picadas. Retirar do fogo e misturar a farinha. Misturar o leite aos poucos para não embolotar, sal e pimenta do reino a gosto e voltar ao fogo até ficar na consistência adequada. Descascar, lavar e secar as batatas, cortá-las em rodelas. Cozinhar “al dente”. Montar o prato com uma rodela de batata na base, cobrir com palmito e frango, mais uma rodela de batata, outra camada de frango e palmito, uma última rodela de batata por cima. Jogar o molho branco e a cebolinha para decoração.

O nome:
Os registros históricos relatam que a comida preferida de D. João VI era o frango, e que ele chegava a comer 6 aves por dia. Já a sua esposa, Carlota Joaquina, tinha o palmito entre os seus alimentos prediletos. Na época, a batata não havia ainda sido introduzida na Europa, por isso o nome do prato faz alusão ao evento em que o casal imperial, fugindo da guerra na Europa, desembarcou no Brasil e lá descobriu os produtos do novo mundo.

Uma carne, meu reino por uma carne!
Alcachofra recheada com carne de panela ao molho de ervas, mostarda e vinho, acompanhado de purê de couve-flor com cheddar.


Ingredientes:
700g Carne
1 Cebola
6 Alcachofras inteiras
50g Mostarda
Ervas a gosto (aipo, salsinha, manjericão)
1 Couve-flor
200g Cheddar
½ copo Leite
2 colheres Manteiga
50ml Molho inglês
50ml Azeite
1 Limão
1 copo Vinho tinto

Modo de preparo:
Temperar a carne com cebola, sal, azeite, ervas batidas, vinho tinto, mostarda, e molho inglês e marinar por 1h. Selar no óleo, juntar o tempero e cozinhar por 15 min. Cobrir com água e cozinhar na pressão por 1h. Desfiar e reservar. Cozinhar a couve-flor e esmagar. Misturar manteiga, leite, queijo cheddar picado e voltar ao fogo até ficar homogêneo. Cortar a base das alcachofras e as folhas inferiores (de modo que a alcachofra possa ficar de pé no prato), cortar cerca de 1cm do topo. Cozinhar de cabeça pra baixo em uma panela grande tampada, com um limão esmagado e 1 dedo de água, por 40 a 50 minutos. Abrir as alcachofras e retirar os corações. Rechear com a carne e colocar no centro do prato, com o purê ao redor.

O nome:
O nome faz alusão a uma frase célebre da peça Richard III, de Shakespeare: “Um cavalo, meu reino por um cavalo!”. A peça conta a história do rei Richard III da Inglaterra, o último monarca britânico da era medieval. O prato, por sua vez, remonta à época da realeza medieval, quando apenas os nobres tinham os recursos para comer carne, a qual era geralmente servida com ervas plantadas no próprio castelo e mostarda. A alcachofra aberta faz alusão à coroa dos reis.

Antonieta em praça pública
Brioche recheado com geléia de morango

Ingredientes:
450g Farinha
½ colher de Sal
1 pacote Fermento biológico
1 colher Açúcar
120g Manteiga
120ml Óleo
120ml Leite
200g Geléia de morango
1 Ovo
20ml Leite (para pincelar)

Modo de preparo:
Misturar farinha, sal, fermento, açúcar, manteiga derretida, óleo e bater. Adicionar o leite e continuar batendo até ficar homogêneo e não grudar na mão. Fazer bolinhas. Untar uma forma para abrir a massa, rechear com a geléia, fechar em formato de bolinha. Misturar gema de ovo com leite e pincelar sobre os brioches. Deixar repousando por 45 minutos. Assar por 25 a 30 minutos no forno pré-aquecido a 180 graus. O brioche deve ser servido cortado ao meio, com a geléia escorrendo.

O nome:
A referência a Maria Antonieta se deve à célebre frase a ela atribuída na época da Revolução Francesa, em resposta aos pobres que reclamavam não haver pão para eles, somente para a nobreza: “se não há pão, comam brioches!”. Maria Antonieta foi guilhotinada em praça pública, portanto o brioche é recheado com geléia de morango, representando o sangue da rainha, e servido cortado ao meio, com a geléia escorrendo do seu interior.

17h em Buckingham
Chá inglês servido com leite

Ingredientes:
300ml Leite
6 sachês Chá inglês (twinnings Lady Grey)
Água quente
Açúcar a gosto

Modo de preparo:
Ferver a água, misturar o chá e deixar pegando o gosto por alguns minutos. Servir com um dedo de leite frio na xícara.

O nome:
O chá é uma bebida tipicamente inglesa, onde a bebida é servida com leite. Muito popular entre os nobres e mesmo entre o povo, é conhecido como uma bebida aristocrática.

Menu Jingle Berli: Repas de Nöel (Carolina)

La Guirlande de Prospérité Apporte le Sourire
A entrada do repas será a tradicional salada de Natal: o salpicão. Considerando que cada convidado tem um gosto diferente e há aquele que não come passas, o outro que não come cenoura, etc., os ingredientes da salada serão cortados em pedaços grandes e fáceis de separar. Serão dispostos no prato de forma a desenhar uma guirlanda, símbolo natalino de prosperidade. Ao invés da tradicional maionese, o molho que ligará os ingredientes e deixará o salpicão úmido terá por base um queijo francês processado muito popular, o La Vache Qui Rit (a vaca que ri). Por isso a guirlanda de prosperidade que traz o sorriso.

Para o salpicão:
Cozinhar peito de frango com cebola, polpa de tomates, salsa e caldo de frango. Desfiar e reservar. Cortar em julienne os seguintes ingredientes: pimentão verde, vagem cozida, cenoura, presunto, queijo gouda e maçã. Adicionar milho verde, ervilhas, uvas passas e azeitonas verdes. Por último, batata palha. Dispor os ingredientes no prato, formando guirlandas. Regar, suavemente, com azeite extra virgem.

Para a falsa maionese:
Processar os cubos de La Vache Qui Rit (espécie francesa de Poleguinho) com creme de leite fresco. Temperar com sal e pimenta. Dispor no parto ao lado do salpicão e deixar que cada convidado misture à salada.


L'étoile de Bethleem Annonce la Bonne Nouvelle
"DINDIFLETTE": peito de peru marinado no vinho branco, recheado com bacon e reblochon, servido sobre batatas assadas e acompanhado de arroz à grega em forma de estrela.


Para o dinde:
Marinar os 6 escalopes de peru em mostarda, cebola branca ralada, azeite, vinho branco e sal. Deixar por, no mínimo, 1 hora pegando gosto. Dourar bacon e cebola branca e, em seguida, misturar o reblochon. Usar esse creme para rechear os filezinhos de peru. Untar um refratário e dispor as batatas cortadas em rodelas. Por cima, colocar o peru recheado e espalhar a marinada. Levar ao forno até a carne ficar cozida, mas macia.
                               
Para o arroz à grega:
Cozinhar arroz branco temperado com alho e sal. À parte, blanchir cenoura em cubos e ervilhas frescas. Picar salsinha e cortar o presunto e o pimentão em cubinhos. Hidratar as uvas passas. Misturar tudo, ajustando o sal.


La Flamme de Douceur Ilumine la Terre
Panetones individuais, em forma de vela, recheados com beijinho mole e regados com calda de chocolate branco que simula a parafina derretendo. No topo, um pedacinho de pêssego em calda simulando a chama acesa.

Para o panetone:
150ml leite condensado
150g leite morno
2 ovos
125g manteiga em temperatura ambiente
2 col (sopa) fermento biológico seco
2 col (sopa) açúcar
1 limão (suco e raspas)
1 laranja (suco e raspas)
1/4 xícara de passas hidratadas ao rum
1/4 xícara de frutas glaceadas (não cristalizadas) ou de gotas de chocolate (opcional)
500g de farinha de trigo (aproximadamente)
1 lata de manga em calda Casino
Liquidificar o leite condensado, o leite, os ovos, a manteiga, o açúcar e o fermento. Transferir o líquido para um bol e adicionar os cítricos (suco e raspas) e as passas. Se preferir, no lugar das passas colocar frutas glaceadas ou gotas de chocolate. Misturar a farinha de trigo, inicialmente com colher de pau. Depois, usar as mãos para sovar até que a massa não grude mais nas mãos. Untar 6 latinhas longas e colocar papel filme em suas laterais. Dividir a massa e preencher as latinhas até a metade. Deixar a massa descansar por 4 horas. Ela deve dobrar de volume antes de ir ao forno. Assar até que fique dourado. Desenformar e cortar em 3 partes. Regar a base do panetone com calda de manga, colocar duas colheres de beijinho mole, outra camada de panetone (também umedecida), mais recheio, a última camada de panetone e a ganache de chocolate branco. Por último, colocar um pedaço de manga em calda no centro.

Para o beijinho mole:
Levar ao fogo 1 lata de leite condensado, a mesma medida de leite, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 colher (chá) essência de baunilha e 100g de coco ralado. Mexer sempre até engrossar.

Para a ganache de chocolate branco: 
Ferver creme de leite fresco e usá-lo para dissolver o chocolate branco.

Menu Au Coeur de la Banane Bleue (Lorreine)

Até esta publicação a participante não enviou as receitas de seu menu. (Bem seu tipinho, Lorreine)

Me aqueça nesse inverno
Sopa de chucrute ao cravo
                                      

Aos sabores do Reno (ao chevre e com acompanhamentos)
Lombo de porco ao molho de mel, acompanhado de salada, queijo de cabra e batatas ao forno

Para o molho da carne: manjericão, mostarda e mel
Para as batatas: batata ralada, cebola, queijos
Para a salada: folhas diversas, tomate-cereja, queijo de cabra

Presentinho de Santa Claus (à la canela)
Cookie de canela com sorvete de creme e calda de frutas vermelhas

Menu Mémoires de Chez Moi (Paula)

Champignons Farcis
Cogumelos de Paris recheados com bacon e queijo
Ingredientes:
30 Cogumelos grandes
9 dentes de 
alho
250g de creme de leite fresco
250g de queijo emental
2 tiras de bacon
Sal, pimenta e salsa a gosto


Modo de Preparo:
Lave os cogumelos, corte-lhes os pés e abra a cavidade. Pique os pés dos cogumelos, pique os alhos e envolva com o crème fraîche. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Deite, na cavidade dos cogumelos uma colher de chá do preparado anterior. Rale o queijo emental e cubra os cogumelos. Corte o bacon em pequenas tiras e deite por cima do queijo. Leve ao forno, bem quente, durante 20 minutos. Retire do forno e deite salsa picada por cima.

Brochette de Saumon

Espetinho de salmão ao pesto acompanhado de arroz com espinafre

Ingredientes para a brochette:
700 gr de salmão12 camarões grandes
receita de pesto*

Modo de preparo para o espeto:
Cortar o salmão em 2 pedaços iguais e colocar no espeto, intercalando com o camarão. Temperar a gosto, com sal e limão. Grelhar na chapa, já no espeto, com um pouco de azeite por, mais ou menos, 15 minutos.

Ingredientes para o pesto:
25 ml de azeite
manjericão
5 grs de nozes
5 gr de alho
1 ml de vinho branco seco
noz moscada
pimenta-do-reino

Modo de preparo do pesto:
Misturar no liquidificador todos os ingredientes descritos acima. Quando virar uma pasta, dourar em uma frigideira por 3 minutos. Guarnecer o salmão. Está pronto!

Ingredientes do arroz com espinafre:
350g de arroz branco
250g de espinafre
100ml de Creme de Leite fresco
Sal, cebola e alho a gosto

Modo de preparo:
Cozinhe o arroz e o espinafre em panelas separadas. Acrescente o creme de leite ao espinafre e misture com o arroz na hora de servir.

Toujours le même
Bolo de pêra com sorvete de baunilha e ganache de chocolate
Ingredientes do bolo:
6 colheres (sopa) de farinha de trigo 
5 colheres (sopa) de açúcar 
4 ovos 
3 pêras descascadas 
80 g de manteiga derretida 
1 colher (chá) de fermento em pó 
1 cálice de licor de conhaque

Modo de preparo:
Misture a farinha de trigo com o açucar e o fermento; Bata ligeiramente os ovos e despeje sobre a mistura; Mexa bem; Acrescente a manteiga derretida e o conhaque; Descasque as pêras, corte-as em quatro, e espalhe-as sobre uma travessa refratária; Despeje a massa por cima; Leve ao forno médio, pré-aquecido, por aproximadamente 25 minutos.

Ingredientes da ganache (calda de chocolate):
150g de creme de leite fresco
150g de chocolate meio amargo

Modo de preparo:
Derreta o chocolate no creme de leite em banho maria.

PS: todas as receitas são para 6 pessoas.

Menu Ratatouille (Paty)

Les saveurs de crème
Creme de queijo servido com croutons


Ingredientes:
150 g de Cream Cheese
50 g de queijo tipo Cheddar
50 g de queijo parmesão
2 xíc. de leite
1 pitada de noz moscada
1 cubo de caldo de carne dissolvido em 1 xíc. de água
2 colheres de sopa de creme de leite fresco
Sal e pimenta a gosto
croutons
bacon

Modo de Preparo: 
Liquidificar todos os ingredientes, exceto o bacon e os croutons. Aquecer em uma panela, em fogo baixo, sem deixar que ferva, mexendo constantemente para evitar que pegue no fundo da panela, até obter uma consistência um pouco espessa. Decorar com o bacon e os croutons.

Le cuit au four du chef
Peito de peru assado ao creme de queijo
Ingredientes:
6 filés de peito de peru 
Sal e pimenta do reino
3 colheres de sopa cheias de Cream Cheese
1 pacote de sopa sopa de cebola
½ xícara de chá de leite
3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Salsa picada

Modo de Preparo: 
Pré aqueça o forno a 180ºC. Tempere os filés com sal e pimenta do reino. Misture o Cream Cheese, a sopa de cebola, o leite e a salsa picada, formando um creme. Disponha os filés em uma assadeira untada com azeite e cubra-os com o creme. Polvilhe queijo parmesão ralado e leve ao forno por aproximadamente 20 minutos.

La création "che ti tira su"
Tiramisu revisitado com bolachas trituradas e sem café

Ingredientes:

300g Cream Cheese

200 ml de creme de leite fresco

100 g de açúcar

100 g chocolate ralado ou em pó

20 bolachas champagne



Modo de Preparo:

Bater o Cream Cheese com o creme de leite fresco e o açúcar até que adquira consistência cremosa e firme. Bater as bolochas e misturar com chocolate em pó. Colocar uma camada de creme depois cobrir com as bolachas trituradas, chocolate raspado e outra camada de creme, depois colocar raspas de chocolate para decorar, levar a geladeira e servir após 2 ou 3 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário